Bolsonaro se esquiva sobre golpe nas eleições e diz que só responde pelo que assinou – Mais Brasília
FolhaPress

Bolsonaro se esquiva sobre golpe nas eleições e diz que só responde pelo que assinou

Ex-presidente afirma que operação GLO poderia ser usada contra 'distúrbio' nas eleições e não responde sobre encontro com militares

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se esquivou de questionamentos e não respondeu se tratou com militares sobre possibilidade de um golpe contra o resultado das eleições de 2022.

Bolsonaro disse que responde apenas pelo que assinou enquanto era presidente. Afirmou ainda que sempre houve a possibilidade de uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no período eleitoral, “em caso de distúrbio”.

“Sou responsável por tudo aquilo que assinei”, disse o presidente à imprensa nesta quarta-feira (18). “Você viu movimentação de um soldado”, afirmou ainda ao ser questionado se havia discutido com militares alguma ação contra a vitória de Lula (PT) na disputa a presidente.

O ex-presidente foi questionado por jornalistas após prestar depoimento à Polícia Federal, em Brasília, em inquérito que mira grupo de WhatsApp no qual empresários defenderam um golpe contra a eleição de Lula. Bolsonaro entregou manifestação por escrito à PF e negou intenções golpistas.

Como mostrou a Folha, Bolsonaro passou a discutir um golpe de estado com os comandantes das Forças Armadas em novembro de 2022, após o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ter rejeitado um pedido do PL de invalidar votos de urnas e ter aplicado multa de R$ 22,9 milhões ao partido por litigância de má-fé.

A discussão de Bolsonaro sobre uma ação militar contra o resultado eleitoral é alvo de investigação da Polícia Federal.

As tratativas do ex-presidente com militares foram relatadas pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid em sua delação. O tenente-coronel indicou que foi nesse dia que Bolsonaro consultou se os chefes militares apoiariam uma intervenção no TSE, com possível prisão de ministros e convocação de novas eleições.

Bolsonaro foi questionado por jornalistas mais de uma vez, nesta quarta-feira, sobre as conversas com militares contra a vitória de Lula. Ele não chegou a negar que articulou um golpe. Disse duas vezes que responde apenas pelo que assinou.

Ex-secretário especial de Comunicação Social Fabio Wajngarten, que também é advogado de Bolsonaro, interrompeu uma das respostas de Bolsonaro e disse que o tema da eleição é uma “página virada”.

Por Mateus Vargas