Computadores do Planalto são apagados. Presidência alega "ameaça" – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Computadores do Planalto são apagados. Presidência alega “ameaça”

O aviso ainda dizia que outras áreas do Planalto já haviam sido informadas do problema e instruía aos funcionários que reinstalassem o sistema operacional padrão das máquinas

Foto: Agência Brasil

Funcionários do setor de tecnologia do Palácio do Planalto enviaram uma mensagem informando que o sistema antivírus da área de informática da Presidência havia detectado “uma ameaça” e que, por isso, os computadores da sede do Executivo Federal teriam que ser formatados, ou seja, teriam seu conteúdo todo apagado.

A informação foi revelada, com exclusividade, pelo jornalista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles nesta sexta-feira (11/11).

Segundo a reportagem, de acordo com a mensagem enviada pela Presidência aos funcionários da área de informática, havia sido “detectada uma ameaça” que danificaria o sistema. Afirmava, ainda, que “em alguns casos”, arquivos foram criptografados.

O aviso ainda dizia que outras áreas do Planalto já haviam sido informadas do problema e instruía aos funcionários que reinstalassem o sistema operacional padrão das máquinas.

Porém, os funcionários desconfiaram da mensagem recebida dias após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas no pleito do último dia 30.

A reportagem de Rodrigo Rangel no Metrópoles ainda revela que a Presidência solicitou aos funcionários que, no dia 3 de novembro (quinta-feira), chegassem mais cedo ao serviço para uma espécie de “força-tarefa”, com objetivo de “atenuar” a situação dos computadores com “defeito”.