Esposa do político mais importante de Goiás, Dona Iris mostrou ter luz própria – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Esposa do político mais importante de Goiás, Dona Iris mostrou ter luz própria

Dona Iris de Araújo foi deputada federal e senadora. Também cumpriu missões ao lado do marido

Rezende e Dona Iris (Foto: Reprodução)

Ser a esposa do político mais importante da história de Goiânia jamais eclipsou a ex-primeira-dama Iris de Araújo, que demonstrou ter luz própria e construiu uma sólida carreira na vida pública.

Dona Iris cumpriu missões importantes nos dois mandatos de Iris Rezende como governador (de 1983 a 1986, e de 1991 a 1994). A maior parte delas, como presidente da Organização dos Voluntários de Goiás (OVG), braço do governo que cuida de políticas assistenciais para famílias em situação de vulnerabilidade.

Alcançou tanto destaque que, entre 1995 e 1998, foi alçada à presidência do diretório nacional do PMDB, função que voltaria a ocupar entre março de 2009 e janeiro de 2010. O seu primeiro mandato eletivo foi o de deputada federal, em 2006. Quatro anos depois, foi reeleita.

A ex-primeira-dama também teve breve passagem pelo Senado em 2003. Ela assumiu em razão de um pedido de licença do então senador Maguito Vilela, de quem era suplente.

Outra passagem marcante da biografia de Dona Iris foi o esforço dela para reerguer um hospital localizado na Vila Redenção, em Goiânia. Depois de muita batalha, esse hospital foi municipalizado e passou a se chamar Maternidade Dona Iris, em homenagem à pessoa que batalhou por ele.

Por Alexandre Bittencourt