Lula escolhe dois novos ministros para O STJ – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Lula escolhe dois novos ministros para O STJ

Petista definiu os desembargadores José Afrânio Vilela (TJMG) e Teodoro Santos (TJCE)

Foto: TJMG e TJCE

presidente Lula (PT) escolheu dois novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (6). O petista definiu os desembargadores José Afrânio Vilela (TJMG) e Teodoro Santos (TJCE).

Os dois estavam na lista quádrupla enviada pela Corte no último dia 23 de agosto. Há, ainda, duas cadeiras destinadas à Justiça Estadual e uma da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Vale lembrar, em 29 de agosto o presidente já tinha escolhido a advogada Daniela Teixeira para uma outra vaga destinada à OAB. Nesta quarta, ele selecionou sobre duas de Tribunais.

Anteriormente, o favorito da lista era desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Carlos Vieira Von Adamek, que tinha apoio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Um dos escolhidos, Teodoro Santos, foi aprovado somente na terceira rodada de votação, mas tinha a simpatia do ministro da Educação, Camilo Santana.

As indicações do STJ, assim como do STF, passam por sabatina no Congresso Nacional.

Sobre o trio já escolhido por Lula para ministros do STJ, José Afrânio é desembargador do TJMG e formado em direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Teodoro Silva Santos é titular do TJCE e tem formação em ciências jurídica pela Universidade de Fortaleza. Por fim, Daniela Teixeira é mestre em Direito Penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, tendo formado na Universidade de Brasília (UnB).

Por Francisco Costa, do Mais Goiás