Lula foi internado para retirada de lesão na laringe – Mais Brasília
FolhaPress

Lula foi internado para retirada de lesão na laringe

O procedimento foi bem sucedido e ele já teve alta

Foto: Roberto Casimiro /Fotoarena/Folhapress

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no domingo (20) no hospital Síro Libanês para a retirada de uma lesão na garganta.

O procedimento foi bem sucedido e ele já teve alta.

O petista foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Rui Imamura e Artur Katz.

Exames de rotina realizados no sábado (12) apontaram inflamação das cordas vocais e leucoplasia na laringe, que é caracterizada por manchas brancas. Eles também mostraram ” completa remissão do tumor diagnostIcado em 2011″.

Especialistas ouvidos pela Folha afirmam que a leucoplasia não é uma “emergência” médica”, mas que requer acompanhamento médico, uma vez que pode evoluir para um câncer. As probabilidades de isso ocorrer, no entanto, são de cerca de 10%.

O boletim médico divulgado pelo hospital no dia 12 dizia que “foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”.

“O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, completava o boletim.

Como a }Folha mostrou em agosto, a rouquidão apresentada por Lula em atividades de campanha chegou a se tornar preocupação entre aliados. Segundo eles justificaram naquele momento, o excesso de rouquidão da voz tinha a ver com os próprios eventos e com um refluxo gástrico adquirido pelo petista. O presidente eleito faz exercícios com fonoaudiólogo.

Desde que foi diagnosticado com câncer, Lula faz exames de rotina e divulga os resultados para dar transparência a seu estado de saúde.

Por Mônica Bergamo