Política ambiental é meta das relações diplomáticas entre Alemanha e Brasil – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Política ambiental é meta das relações diplomáticas entre Alemanha e Brasil

Em seu discurso, a diplomata relatou brevemente como tem sido o trabalho que desenvolve desde que assumiu a missão diplomática alemã, em setembro deste ano

Foto: Reprodução

A Alemanha doou recentemente R$ 192 milhões para o Fundo Amazônia. O país também firmará uma parceria com o Instituto Terra, da família do conhecido fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A divulgação foi feita pela embaixadora da Alemanha, Bettina Cadenbach, durante discurso em evento na embaixada em Brasília, para celebrar o Dia da Unidade Alemã, na noite dessa quarta (18). As informações são da jornalista Fabiana Ceyhan, do site O Mundo Diplomático.

Em seu discurso, a diplomata relatou brevemente como tem sido o trabalho que desenvolve desde que assumiu a missão diplomática alemã, em setembro deste ano. No campo das relações bilaterais, a diplomacia ambiental está em alta.

“Juntos, vamos restaurar muitos hectares de floresta, entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Há muitos anos investimos, oferecendo consultoria técnica e financiamentos, na expansão das energias renováveis, na energia solar, eólica, e também no hidrogênio verde, bem como em cidades mais sustentáveis, resilientes ao clima e socialmente justas”, disse a embaixadora. “É essencial que a proteção do clima no Brasil, na Alemanha, e em todos os lugares seja moldada de forma socialmente justa. Concordamos plenamente com o Brasil nesse ponto”. Destacou ainda que as relações entre Brasil e Alemanha sempre foram frutíferas.

O Dia da Unidade Alemã é uma data comemorada oficialmente em 3 de outubro todos os anos, marcando o fim da divisão do país em dois, quando a República Democrática Alemã (RDA) aderiu, em 1990, à República Federal da Alemanha (RFA), reunificando a nação. Estavam presentes na recepção, autoridades, representantes do corpo diplomático acreditado em Brasília, membros da imprensa e convidados.

MURO DE BERLIM 

O muro de Berlim foi o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental. O primeiro, liderado pelos Estados Unidos, tinha o capitalismo como sistema econômico. Já o segundo, encabeçado pela antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), era adepto do socialismo.

Esta configuração do mundo formou-se após o término da Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945. Ao final da guerra, dois países saíram fortalecidos: os EUA e a URSS. Com a polarização destas potências, são iniciados confrontos indiretos e disputas estratégicas entre as duas nações. Este fenômeno ficou conhecido como Guerra Fria.

Desta forma, diversas alterações no panorama geopolítico começam a surgir, pois os dois países soberanos tentavam ampliar sua influência em todas as nações. Neste contexto, o muro de Berlim foi construído no ano de 1961, separando o território alemão. Além do aspecto ideológico da construção, havia o objetivo de impedir a fuga de cidadãos para a Alemanha Ocidental, que recebeu mais de dois milhões de pessoas do lado socialista entre 1949 e 1961. O muro caiu em 9 de outubro de 1990, durante o processo de fim da URSS.