Posse de Lula deve ter 150 mil pessoas e revista será obrigatória, diz Segurança do DF – Mais Brasília
FolhaPress

Posse de Lula deve ter 150 mil pessoas e revista será obrigatória, diz Segurança do DF

Mesmo bandeiras só serão permitidas se carregadas sem o mastro, que pode virar arma no meio de alguma confusão

Foto: Reprodução/GloboNews

A Secretaria de Segurança do Distrito Federal se reuniu na quinta (24/11) com a equipe de transição de Lula (PT) para discutir o policiamento na posse do petista, no dia 1º de janeiro. As discussões giraram em torno da estimativa de que 150 mil pessoas devem ir à Esplanada dos Ministérios para ver o novo presidente desfilar em carro aberto.

No Leme

A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, que coordena a posse, participaria da reunião, mas estava em São Paulo com Lula, que se recupera de um procedimento cirúrgico na laringe. Segundo o secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo, ela deve se integrar ao próximo debate sobre a festa.

É Festa

Além do desfile tradicional, a festa deve ter depois show de artistas que apoiaram Lula.

Grade

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirma que a festa deve ser tranquila, apesar das manifestações de bolsonaristas que ainda não se conformaram com o resultado das eleições. “Não acreditamos que vai ter manifestação”, diz ele. Se isso ocorrer, ela será feita em espaço distante da Esplanada, assegura o governador.

Equipe

O secretário Júlio Danilo afirma que, além da Polícia Militar do DF, que cuidará do perímetro da Esplanada, também as polícias do Senado e da Câmara dos Deputados e os fuzileiros navais que fazem a segurança do Itamaraty participarão do esquema. A coordenação será feita pela Polícia Federal.