Promotores apuram se contraventor tem ligação com morte de Marielle – Mais Brasília
FolhaPress

Promotores apuram se contraventor tem ligação com morte de Marielle

Nesta terça, 14 pessoas foram presas

Marielle Franco
Foto: Mário Vasconcellos/ Agência Brasil

Promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro apuram se Rogério de Andrade –sobrinho de Castor de Andrade, um dos maiores bicheiros cariocas– teve algum envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em março de 2018.

De acordo com os promotores, o envolvimento de Andrade é uma das linhas de investigação da força-tarefa montada para investigar a morte da vereadora ao lado do motorista Anderson Gomes.

“Desde o primeiro momento que essa equipe assumiu o caso, revisitamos tudo o que foi produzido. É fato notório e público o vínculo entre eles, entre o Ronnie Lessa e o chefe da organização criminosa que figura como 01 dessa denúncia, o Rogério de Andrade. Por óbvio, essa é uma das linhas de investigação”, disse Diogo Erthal, promotor de justiça e integrante da força-tarefa que apura a morte da vereadora.

“Mas, nesse momento, nós não temos elementos para dizer nem que sim nem que não. Se a resposta fosse sim, nesse momento ele estaria sendo denunciado por outro crime”, afirmou Erthal.

Rogério de Andrade entrou na mira da força-tarefa em razão de seu vínculo com Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos tiros que mataram a vereadora.

Segundo os promotores, Ronnie e Andrade –que atuavam juntos pelo menos desde 2009– voltaram a interagir logo depois da morte da vereadora. O foco das conversas era a abertura de uma casa de apostas na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

“Curiosamente, perto do homicídio de Marielle, eles se reaproximam. O homicídio acontece em março de 2018 e, a partir de abril do mesmo ano, eles voltam a interagir em conversas por mensagem e a proposta inicial era a da abertura de bingo”, afirmou o promotor Fabiano Cossermelli.

De acordo com ele, esse empreendimento era o primeiro de outros que seriam feitos na zona oeste, com o objetivo de expandir a atuação de Andrade na região. “Aí vem a prisão do Ronnie e essa associação sofre uma interrupção”, disse ele.

O vínculo entre Ronnie Lessa e Rogério de Andrade ganhou evidência em razão da operação Calígula, deflagrada nesta terça-feira (10) com o objetivo desarticular um esquema para proteger uma organização criminosa especializada em jogos de azar.

Segundo a denúncia, Lessa é um dos integrantes do grupo, que seria liderado por Gustavo de Andrade e seu pai, Rogério de Andrade –sobrinho de Castor de Andrade, um dos maiores bicheiros cariocas.

Castor sofreu um infarto em 1997 enquanto cumpria prisão domiciliar. Segundo o Ministério Público, a organização criminosa atuava no Rio de Janeiro e em outros estados do país.

Nesta terça, 12 pessoas foram presas –outras duas que eram alvo da operação já estavam detidas. Além disso, foram estourados dois bingos clandestinos, um na Barra da Tijuca e outro no Recreio do Bandeirantes, ambos na zona oeste.

Nesta terça, 14 pessoas foram presas, duas das quais já estavam detidas. Além disso, foram estourados dois bingos clandestinos, um na Barra da Tijuca e outro no Recreio do Bandeirantes, ambos na zona oeste.