Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado com 49 votos

Foram 49 votos para o mineiro e 32 para o bolsonarista

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito para presidente do Senado nesta quarta-feira (1º/2), data da posse dos 27 novos congressistas da Casa, eleitos em outubro de 2022. Ele disputou o cargo com o recém-empossado Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Bolsonaro (PL).

Foram 49 votos para o mineiro e 32 para o bolsonarista. Pacheco teve o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marinho, do PL, PP, Republicanos e alguns nomes do PSD.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) desistiu de disputar no último momento e foi criticado, uma vez que fez uso da tribuna em momento reservado aos candidatos para declarar voto a Marinho. “Rogério Marinho, meu voto e meu apoio são seus. Que você possa ser a renovação aguardada por milhões de brasileiros”, disse.

Ainda sobre a eleição do presidente do Senado, esta teve confusão antes do início. Bolsonaristas queriam que a votação não fosse secreta, mas não tiveram sucesso.

Os senadores votaram de acordo com a ordem de criação dos Estados. Os goianos que votaram são: Jorge Kajuru (PSB), Vanderlan Cardoso (PSD) e Wilder Morais (PL). Os dois primeiros disseram, anteriormente, que votariam em Pacheco. Wilder, aliado de Bolsonaro e empossado nesta quarta, provavelmente votou em Marinho.

Vale citar, o mandato do presidente do Senado compreende o período de 2023 a 2025. Ele também acumula o cargo no Congresso Nacional. Os demais integrantes da mesa serão definidos na quinta-feira (2). Em relação aos 27 empossados, eles ficam por oitos anos, de fevereiro de 2023 até fevereiro de 2031, na Casa Alta.

Por Francisco Costa, do Mais Goiás 

Sair da versão mobile