Agosto Dourado incentiva amamentação e ajuda os bancos de leite do DF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Agosto Dourado incentiva amamentação e ajuda os bancos de leite do DF

Os bancos de leite ajudam na recuperação de recém-nascidos abaixo do peso e que estão internados em unidades neonatais

amamentação
Divulgação

O mês de agosto simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e pela conscientização da importância do aleitamento materno no que diz respeito ao fornecimento dos nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê.

Agosto Dourado, como ficou conhecido o mês, tem ainda o objetivo de fortalecer e promover a criação de bancos de leite, que ajudam na recuperação de recém-nascidos abaixo do peso e que estão internados em unidades neonatais.

A empresária Vanessa Ortiz Monteiro do Carmo, 30 anos, tem uma filha de um ano. Para ela, a amamentação é um momento único. “A importância não é apenas pelos nutrientes, mas também pela conexão da mãe com o bebê naquele momento”, disse a empresária, que chegou a sentir medo de não conseguir amamentar quando soube que estava grávida. “Acho que é normal ter esse medo, principalmente, nos primeiros dias após o nascimento da criança. É o momento mais difícil para a mãe. Eu, por exemplo, senti dor, tive fissuras e sangramento. Depois, tudo seguiu naturalmente”, completou ela.

Vanessa destacou ainda a importância dos bancos de leite. “Eu já tentei doar, cheguei a comprar a bombinha, mas não tive leite suficiente para isso. Foi uma pena porque sei da necessidade de muitas famílias”, acrescentou.

Para contribuir com os bancos de leite do Distrito Federal é necessário ligar para o telefone 160, opção 4. Outras informações estão no site www. amamentabrasilia.saude.df.gov.br