Do Mais Brasília

Localizada mãe de bebê abandonada no lixo

Adolescente disse à polícia que deu à luz sozinha, no banheiro de casa. Pai da bebê não quis assumir

Ao lado da esposa, sargento do Corpo de Bombeiros segura menina encontrada dentro de depósito de lixo, no DF; na foto, catador que escutou choro da criança e outros militares da corporação — Foto: Arquivo pessoal

Uma adolescente de 16 anos, localizada pela 19ª Delegacia de Polícia, de Ceilândia, foi identificada como mãe da bebê abandonada na madrugada da última quarta-feira (5/5) em um papa-lixo na região do Sol Nascente.

De acordo com a adolescente, ela escondeu a gestação da mãe, que tem problemas cardíacos. A jovem contou que deu à luz a menina, sozinha, no banheiro da casa da mãe, com quem mora. O parto ocorreu na noite de terça (4).

Conforme depoimento, a adolescente pegou a criança e, por volta das 23h, a colocou em um “papa-lixo”. A recém-nascida foi encontrada, ainda com o cordão umbilical, às 7h desta quarta, por um catador de material reciclável, que contou ter ouvido o choro da bebê.

Ainda segundo a adolescente, o pai da criança “não quis assumir”. Ela foi ouvida durante a tarde desta quarta-feira (5), pela Delegacia da Criança e do Adolescente.

A criança, que mede 48 centímetros e pesa 2,380 kg, foi levada para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC), está estável e fora de perigo. A partir de agora, será acompanhada pelo Conselho Tutelar.

A adolescente foi conduzida à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA 2) , ouvida e liberada. Ela vai responder em liberdade.