MPDFT denuncia cinco pessoas envolvidas na chacina do DF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

MPDFT denuncia cinco pessoas envolvidas na chacina do DF

Crime vitimou dez pessoas das mesma família, entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou, na manhã desta quinta-feira (2/2), cinco pessoas pelo assassinato de dez integrantes da mesma família. A ação corre no Tribunal do Júri de Planaltina.

O crime teria ocorrido entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano. De acordo com as investigações da Polícia Civil (PCDF), o suposto mentor da chacina seria Gideon Batista de Menezes, que conheceu Marcos Antônio Oliveira, uma das pessoas assassinadas, há pelo menos 10 anos, quando os dois cumpriam pena no presídio da Papuda

Ele e seus comparsas teriam começado a armar o plano de matar o homem e seus herdeiros em 28 de dezembro do ano passado, para tomar posse da terra de cerca de 20 mil metros quadrados, onde morava parte da família de Marcos.

Além do terreno avaliado em R$ 2 milhões, o grupo também teria visado R$ 200 mil obtidos por uma das vítimas com a venda de uma casa.

A PCDF atribuiu aos criminosos uma série de crimes, incluindo latrocínio, homicídio, extorsão mediante sequestro com resultado morte, ocultação de cadáver e associação criminosa, além de corrupção de menor em virtude da participação de um adolescente de 17 anos. As penas somadas variam de 190 a 340 anos.

Dinâmica do crime

A cabeleireira Elizamar e as crianças desapareceram no dia 12 de janeiro. Os quatro foram vistos pela última vez ao sair da casa dos avós paternos das crianças.

A mulher teria ido à casa da sogra a pedido do marido, Thiago Gabriel Belchior. Depois de ela sair do local com os filhos, não manteve mais contato com os familiares. No dia seguinte, foi comunicado às autoridades o sumiço da mãe e da irmã do marido de Elizamar.

Os policiais localizaram um Renault Clio queimado na região de Cristalina, a 20 quilômetros da divisa do estado com o Distrito Federal, no dia 13 de janeiro. No veículo foram encontrados os corpos de uma mulher e de três crianças.

No dia seguinte, a polícia foi acionada novamente para averiguar um segundo carro carbonizado, desta vez deixado às margens de uma estrada próxima a Unaí (MG). Dois corpos de adultos estavam dentro de um Fiat Siena. As vítimas eram Renata Juliene Belchior e Gabriela Belchior de Oliveira.

No dia 18, policiais localizaram o corpo de Marcos Antônio, no cativeiro que fica localizado no Vale do Sol, próximo ao Vale do Amanhecer, em Planaltina. Segundo os investigadores, a vítima foi esquartejada.

Na noite do dia 24, a PCDF encontrou mais três corpos de vítimas envolvidas na chacina. Elas foram encontradas dentro de uma cisterna no Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina. A PCDF confirmou que os corpos encontrados são de Cláudia Regina Marques de Oliveira, Thiago Gabriel Belchior e Ana Beatriz Marques de Oliveira.